15 boas regras de etiqueta que todos deveriam conhecer
Etiqueta, essa estranha. Com os tempos que correm, os bons padrões de educação parecem ter se perdido e muitas pessoas não sabem como se comportar em certas situações. Foi por isso que resolvemos reunir para você 16 comportamentos recomendados pela etiqueta em diferentes situações sociais que sempre podem ser úteis.
Observação: algumas dessas regras derivam da etiqueta, que tem uma visão muito tradicional dos papéis do homem e da mulher; obviamente as regras devem ser adaptadas ao contexto social e cultural em que nos encontramos!
1. Quando cai alguma coisa no restaurante
Se no restaurante você deixa o guardanapo cair, pode pegá-lo sozinho. Já se cai um talher, é melhor chamar o garçom e pedir para trocar.
2. A colher no chá
Não deixe a colher no chá ou no cappuccino, remova-a depois de misturar e apoie no pratinho.
3. Bolsa na esquerda
Nas ocasiões sociais, se você tem uma bolsa na mão, segure com a mão esquerda, pois com a direita se cumprimenta as pessoas.
4. Não exagere nas desculpas
Qualquer que seja o relacionamento entre vocês e o que você fez de errado, não exagere nas desculpas. Peça desculpas até que sejam aceitas, mas não continue a repetir o quanto você está arrependido. Comprometa-se em não cometer o mesmo erro.
5. Celular no bolso!
Não importa se você está em um restaurante, bar ou na casa de alguém, não coloque seu smartphone na mesa. Mantenha-o no bolso e não fique controlando durante o jantar ou um aperitivo: fazer isso causa uma má impressão e as redes sociais podem esperar.
6. Tin - tin!
Com seus amigos, você pode fazer o que quiser, mas se não tiver certeza da formalidade do contexto em que você está, lembre-se de não bater os copos uns contra os outros. Para propor ou aderir a um brinde, basta levantar o copo na altura do rosto e sorrir.
7. Não ajude o garçom
Talvez você pense que esteja fazendo uma coisa gentil, mas recomenda-se não ajudar os garçons enquanto estiverem servindo ou tirando os pratos. Não é algo educado e pode ser percebido como intrusivo pelo próprio garçom, como se dissesse que ele não está fazendo seu trabalho bem o suficiente.
8. Nozes, amendoim e salgadinhos
Qualquer comida que seja pequena vai levada ao próprio pratinho com uma colher.
9. Não ajude quem te convida
Não ajude a cozinhar ou a tirar a mesa quando você vai na casa de alguém e não deixem que te ajudem quando vão na sua casa.
10. Quem decide quando o jantar acabou
Em um encontro a dois quem decide quando o jantar acabou é a mulher. Se você está na casa de alguém com muitos convidados, quem decide é o anfitrião.
11. Bolsas e casacos de hóspedes
Quando um casal é convidado em uma casa, a mulher segura a sua bolsa, enquanto o homem pega o seu casaco e dá para os donos da casa.
12. Maquiagem e unhas
Lembre-se que o único lugar onde você pode refazer a maquiagem ou passar um pouco de esmalte é o banheiro. Não no carro, nem na mesa de bar.
13. Cor do esmalte
A propósito de esmalte: nas ocasiões formais é aconselhável usar as cores clássicas como vermelho, rosa ou branquinho. Evite cores e decorações muito chamativas.
14. Cumprimentar quando se entra
Não importa o gênero, idade ou relação entre os sujeitos: quem entra em um ambiente deve ser o primeiro a cumprimentar.
15. Obrigado!
Lembre sempre de agradecer por cada presente recebido.
16. As regras na mesa
Enfim, há sempre as velhas e boas regras com as quais você pode comunicar se você está gostando à equipe da sala ou gerenciar o tempo do serviço. Obviamente, a compreensão deste código pela equipe nem sempre é óbvia e depende do tipo de sala em que você está, mas é sempre melhor tê-los em mente para evitar vexames!