Alguns conselhos úteis para escolher um melão maduro e doce
Uma das frutas mais consumidas no verão, é a preferida de muitos porque pode ser usado com para fazer diversos pratos (das entradas até o doce). Mas escolher um melão não é tão simples quanto parece, você precisa usar algumas técnicas para ver o seu grau de maturidade. Para você não ter mais dúvidas, vamos dar algumas dicas para você escolher um melão perfeito.
A cor, deve ser a mais natural possível
USDA photo by Scott Bauer/Wikimedia
Os melões completamente verdes podem nos chamar a atenção pela sua consistência, mas provando vamos ver que não estão maduros. A casca dessas frutas devem ficar entre o verde e o bege e, além disso, é melhor que tenha algumas partes amarelas. Essas diferenças de cores quer dizer que a fruta recebeu bastante luz solar.
Controle o pecíolo
A consistência da fruta e o perfume do melão mudam em relação a sua maturidade. Para entender quando está maduro, aperte delicadamente a parte oposta do pecíolo. Se a zona estiver elástica e não muito macia, a sua consistência e diçura será perfeita.
O perfume
Geralmente um melão tem um perfume doce e delicado quando está maduro. Se você não sente nenhum tipo de odor, quer dizer que não está maduro ainda. Mas se o cheiro começa a ficar muito doce, quer dizer que passou do ponto.
Você ainda está em dúvida? Então veja outros truques:
Evite de pegar o melão que está muito danificado.
Dê um soquinho na casca se o melão emitir um som surdo quer dizer que está maduro.
Se é pesado quer dizer que é rico em polpa e suco.