18 dicas úteis que você pode colocar em prática para economizar luz
As despesas para manter uma casa parecem que nunca acabam: se nós não adotamos algumas medidas, arriscamos de receber notícias não muito boas no final do mês. Mesmo assim, por quanto possamos estar atentos ao consumo e na instalação de eletrodomésticos de última geração, existem alguns comportamentos que contribuem para abaixar os custos dos boletos. Veja aqui alguns truques para conter as despesas e evitar o desperdício de energia.
1. Colocar as louças na máquina em modo correto
Fique atento com a quantidade de louças que você coloca dentro da máquina: arrumá-las em maneira a ocupar bem os espaços te ajuda a não precisar fazer mais lavagens do que o necessário. Consulte o manual de utilização do eletrodoméstico para ver como você deve arrumar as louças dentro dela.
2. Instalar um chuveiro que economize energia
A moda do momento são bocas do chuveiro cada vez maiores, imitando aquelas de luxo: nas casa tradicionais, a escolha de jatos de água muito potentes cria problemas de pressão e de consumo de água.
3. Posicionar os arejadores da torneira
Os arejadores não são que bocas que misturam água e ar, em modo a manter o volume do jato, reduzindo o fluxo excessivo.
4. Instalar termostatos inteligentes
É quase impossível não aproveitar da tecnologia para economizar: hoje, os avanços tecnológicos nos permitem de obter um ótimo controle da situação real de consumo e de sermos aconselhados sobre qual configuração é a melhor. Um termostato moderno, por exemplo, regula a saída de ar quente e de ar frio em base a quem está em casa e das diversas horas do dia.
5. Use objetos para sigilar portas e janelas
São ótimos para não deixar que aconteça muita troca de ar na casa e, assim, você economiza energia.
6. Usar o vidro duplo ou película protetiva
Contra as trocas de calor, no inverno e no verão, os vidros duplos são ótimos. Mas se as suas janelas não são modernas, você pode usar películas que fazem a mesma função.
7. Recolher água da chuva
Se você tem a possibilidade, recolha a água da chuva e use para limpar o carro, o jardim, para regar as plantas.
8. Regular a temperatura da água
Em base a estação do ano é bom regular a temperatura máxima da água que deve sair, para evitar que a caldeira ligue inutilmente.
9. Desligar os aparelhos da tomada
Deslique os aparelhos que você não usa sempre da tomada. Desligue principalmente estas tomadas múltiplas, gastam muita energia.
10. Limite o uso do forno elétrico
Organize o que você vai cozinhar para não ligar muitas vezes o forno. O ideal é usá-lo para cozinhar mais pratos contemporaneamente.
11. Limpe o filtro da sua secadora
A sua secadora parece não funcionar como antes? O problema pode ser o acúmulo de pó no filtro: limpe-o uma vez por ano, assim o eletrodoméstico vai consumr pouca energia.
12. Limpar as grades do sistema de ventilação
De tanto em tanto é bom limpar também as grades do sistema de ventilação, que podem acumular pó e causar uma sobrecarga no sistema elétrico.
13. Limpar atrás do refrigerador
Pelo mesmo motivo dos dois exemplos anteriores, limpar a parte de trás do refrigerador é importante.
14. Diminuir o tempo que a secadora fica ligada
Para isso, coloque uma toalha seca entre as roupas. Tire depois de 15 minutos para fazer com que as roupas sequem mais rápido.
15. Decorar com cortinas que não façam a luz passar
Se você vive em uma casa que pega muito sol, essa pode ser uma boa opção para que a casa não esquente demais.
16. Proteger o aquecedor de água
Se o seu aquecedor fica nas áreas mais frias da casa, proteja-o com uma cobertura isolante.
17. Regular o ventilador
Se você tem este tipo de ventilador em casa, deve regular a modalidade de rotação das pás: no verão devem girar em direção ao alto, no sentido anti-horário para garantir a circulação de ar fresco.
18. Substituir as lâmpadas com aquelas de LED
Substituindo as lâmpadas normais com aquelas de LED você vai economizar muito: você pode trocar sem precisar renunciar aos diversos graus de calor e intensidade.