As 11 propriedade benéficas do manjericão e como cultivá-lo em casa
O nome manjericão, do grego basilikon, significa "planta real", e é por isso que é considerado o rei das plantas aromáticas. Muito difundido na tradição culinária italiana, é um tempero originário da Índia, também amplamente utilizado em cozinhas asiáticas. Sua fama - e seu nome - devem ser atribuídas não apenas ao seu amplo uso no campo gastronômico, mas também às muitas propriedades benéficas que esta planta esconde por trás de sua aparência modesta e aroma intenso.
Propriedades benéficas do manjericão e como desfrutá-las!
O manjericão, em suas muitas variações, contém óleos essenciais preciosos, que lhe dão o seu aroma característico em diferentes tonalidades. Em particular, as espécies difusas na Itália devem seu aroma ao eugenol, uma substância química também presente no cravo-da-índia; outras espécies compartilham as substâncias responsáveis pelo aroma típico de limão, menta e alcaçuz.
Em geral, o manjericão apresenta propriedades:
- inflamatórias
- antioxidantes
- analgésicas
- antipiréticas
- anti-stress
- de proteção de vasos sanguíneos
- de fortalecimento do sistema imunológico
Mas quais são suas potencialidades?
Cabeça. As folhas de manjericão são boas para os nervos e podem melhorar nossa capacidade de memória e são também um excelente remédio para dores de cabeça. Como? Massageando a cabeça com óleo de manjericão ou manjericão fresco.
Sistema respiratório. O manjericão é útil para eliminar o catarro dos brônquios e não por acaso é um componente importante dos xaropes para tosse e expectorantes.
Gripe e frio. Nestes casos, um chá de manjericão, cravo e sal marinho pode ser um remédio eficaz.
Dor de garganta. Contra esse aborrecimento você pode experimentar um bom e simples chá, preparado com água fervente e folhas de manjericão. Para beber ou usar para fazer gargarejo.
Rins. Outra forma fácil de preparar é o suco ou a infusão de manjericão com a adição de mel, que ajuda a fortalecer os rins.
Coração. O manjericão ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, agindo como um cardioprotetor.
Estresse. Estudos recentes mostram a eficácia desta erva aromática no combate à ansiedade e ao estresse.
Boca e estômago. Como enxaguante bucal, o suco de manjericão é indicado para combater a inflamação da cavidade oral.
Insetos. O manjericão é um repelente natural prático, que mantém os mosquitos afastados e ajuda a eliminar sua larvas - é aconselhável colocá-lo perto de fontes de água.
Fungos parasitas. Esta planta aromática tem propriedades fungicidas que podem exploradas para o bem da sua horta biológica.
Pele. Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o suco de manjericão pode ser aplicado na pele avermelhada, mas também em espinhas e acne com bons resultados.
(Apesar das muitas propriedades benéficas do manjericão, siga sempre os conselhos do seu médico).
Cultivação
Cultivá-lo é muito simples: na verdade, é adequado tanto para ambientes internos quanto externos. É uma planta que pode crescer muito; então, se você não tiver muito espaço, pegue um vaso de tamanho médio, para controlar o crescimento, contendo suas raízes. Exponha-o ao sol e dê água regularmente; corte as flores brancas que surgirão periodicamente.