11 conselhos para economizar nos boletos de luz e gás
A inovação tecnológica no nosso cotidiano é contínua e, mesmo adotando lâmpadas para economizar, máquinas de lavar que economizam energia e televisões que não gastam quase nada, a diminuição do consumo anual de energia elétrica de uma família é pouca.
Foi por isso que resolvemos dar algumas dicas para você conseguir economizar ainda mais.
Cada um de nós pode fazer pequenas mudanças para economizar sem ter que renunciar ao conforto.
Veja aqui alguns conselhos.
1. Refrigerador longe de fontes de calor.
Devem ficar longe de janelas, estufas e calefação para não precisar trabalhar muito para atingir baixas temperaturas. Além disso, é melhor deixar levemente longe da parede, para garantir que o ar quente possa sair.
2. Isopor no refrigerador.
Se você organizar bem os alimentos dentro do refrigerador pode ajudar a economizar: nos ajuda a achar as coisas rapidamente, assim não precisamos deixar o refrigerador aberto por muito tempo. Além disso, um refrigerador muito cheio não deixa o ar circular bem dentro e, do mesmo modo, o refrigerador vazio pode causar o mesmo incoveniente; para remediar encha os espaços vazios com isopor.
3. Não pré-aquecer o forno.
Mesmo que a receita peça, geralmente é supérfluo pré-aquecer o forno: no momento que você o liga já começa a esquentar. Na verdade é necessário desligar o forno um pouco antes, desfrutando o resto do calor para terminar de cozinhar.
4. Utilizar a tampa.
Cobrir a panela evita a dispersão de calor de até 30%, permitindo que você economize energia.
5. Tomadas elétricas equipadas com interruptor
Os aparelhos eletrônicos consomem também quando não estão sendo utilizados; por isso, o uso de tomadas com interruptor é um ótimo modo para economizar no boleto da luz.
6. Sigilar bem as portas.
Um sistema para reduzir a dispersão de calor em casa nos meses de inverno é sigilar bem as portas e janelas.
7. Toalhas ou bolinhas na secadora de roupas.
Outra responsável pelos gastos de luz é a secadora de roupas. Um truque para encurtar o tempo de secagem é aquele de inserir uma toalha seca ou uma bolinha de tênis: a primeira ajuda a absorver e distribuir a umidade em maneira mais ampla, a segunda suporta a centrífuga.
8. Ovos e batata na chaleira elétrica.
A chaleira elétrica ajuda a economizar energia: consuma 50% a menos em respeito a uma clássica panela no fogo. Se você deve cozinhar ovos ou batatas, você pode usar a chaleira em dois modos: esquentando a água antes de colocá-la na panela ou cozinhar diretamente os alimentos ali dentro.
9. Cozinhar na torre.
Um antigo método para economizar energia é aquele de colocar uma panela sobre a outra, desfrutando o resíduo de calor e dispondo os pratos segundo o tempo de cozimento (embaixo aqueles que precisam de mais tempo).
10. Torradeira multiuso.
Se você quer esquentar o croissaint, por exemplo, coloque em cima da grelha da torradeira, você vai economizar 70% em respeito ao forno.
11. Escolha as bocas do fogão adequadas às panelas.
Não é verdade que a boca melhor gaste menos energia: se a panela é maior, a bobina vai precisar trabalhar mais para esquentá-la e manter a temperatura de cozimento.