Esta carta de uma professora aposentada foi compartilhada por milhões de pessoas: você concorda?
O trabalho dos pais e dos professores deveria ter um objetivo em comum: aquele de educar os jovens e ser para eles figuras confiáveis e que possam ser como guias. Mas acontece muito que os dois não colaborem e acabem por ter alguns contrastes. Por isso, uma professora aposentada resolveu escrever uma carta sobre o porquê o sistema educacional muitas vezes não funciona.
A professora Lisa Roberson enviou a carta para um jornal local e escreveu sobre a relação entre pais, filhos e mestres.
"Como professora aposentada posso dizer que estou cansada de pessoas que não sabem nada sobre instrução pública ou que não entram em uma escola há anos e acham que sabem como resolver os problemas.
Os problemas não são os professores, mas os pais. Eles, que não ensinam mais aos filhos as boas maneiras, o respeito e as mais simples regras de convivência com o próximo. As crianças vão para escola com sapatos que custam mais que tudo aquilo que veste um professor, mas não trazem caneta e lápis. Quem vocês acham que se preocupa por isso? Os professores, que muitas vezes pagam do seu próprio bolso por essas coisas.
Quando você ouvir alguém dizer que as escolas não funcionam, pensem aos pais. Eles vão nas reuniões? Falam com os professores regularmente? Compram tudo aquilo que os filhos precisam para a escola? Conferem se eles fazem as tarefas de casa? Se participam das aulas e fazem anotações? Se escutam ou se incomodam?
Quando respondemos a essas perguntas parece claro que não são as escolas que não funcionam, mas as famílias que não funcionam. Os professores não podem fazer o trabalho dos pais. Até quando os pais não começarão a fazer o seu trabalho, as coisas na escola nunca irão melhorar."
As palavras desta professora podem parecer radicais, mas depois de tantos anos de trabalho com os jovens, ela deve saber bem como se comportam os pais. Você concorda com ela?