Alguns conselhos de Maria Montessori para criar filhos independentes e felizes

por Roberta Freitas

31 Março 2018

Alguns conselhos de Maria Montessori para criar filhos independentes e felizes
Advertisement

O método montessoriano é unidirecional, no sentido que tem como objetivo fazer com que os filhos cresçam independentes e felizes: desde pequeno ele visa desenvolver uma certa independência e ao mesmo tempo o sentimento de responsabilidade que levarão as crianças a conhecerem as suas capacidades e, então, serem felizes. 

Veja o que diz esse método!

Crianças de 2 a 3 anos

Crianças de 2 a 3 anos

pixabay.com

É a fase mais delicada da vida da criança e aquela na quale ele se mostra mais receptivo. O aprendizado está no seu máximo potencial e, por isso, é importante estimular a criança.

Mesmo tão pequenos, eles devem ter responsabilidades, mesmo que com a ajuda dos pais: por exemplo, é possível ensinar a criança a cuidar dos próprios brinquedos sem quebrá-los, ou deixar ela se vestir sozinha. Ajudar com a limpeza da casa com pequenas tarefas também é bom. 

Advertisement

Crianças de 4 a 6 anos

Crianças de 4 a 6 anos

Angie Six/Flickr

A esta idade é aconselhável mudar a decoração da casa para que a criança posso interagir ao máximo com a vida doméstica: o método montessoriano aconselha eliminar as barreiras e obstáculos.

Durante essa fase é possível fazer com que a criança faço algumas coisas na cozinha, pratos bem simples. Assim a criança vai aprender a cuidar de si mesma.

 

Crianças de 7 a 8 anos

Crianças de 7 a 8 anos

woodley wonderworks/Wikimedia

É durante essa fase que a criança cria a sua autoestima e a ligação com a família e seu lugar de nascimento, a identidade e principalmente a auto-suficiência: o objetivo dos pais é aquele de ajudar a criança a crescer sentindo-se capaz, útil e independente.

Entre os seis e sete anos as crianças podem fazer muitas coisas, mesmo que eles acreditem que sejam capazes de fazer muito mais do que realmente podem: por isso, é bom encorajá-los a explorar novas fronteiras, mas dar a eles bons conselhos para serem prudentes.

Ele deve ser plenamente responsável por si mesmo, seja nos cuidados pessoais que na sua educação. 

Nem todas as crianças amadurecem ao mesmo tempo

Nem todas as crianças amadurecem ao mesmo tempo

pixabay.com

Pensar que existam etapas fixas é um modo errado de criar os filhos: por quanto se possa criar um método educativo universal, é bom levar em consideração o caráter e a identidade da criança. Não é necessário dar responsabilidades demais e nem de menos.

 

Advertisement