Um especialista em terapia de casais revela seis hábitos que fazem um relacionamento funcionar
Você conheceu uma pessoa interessante, estão saindo há um tempo e você acha que pode virar algo sério e doradouro. Mas como fazer para que uma relação funcione de verdade? Guy Winch, um psicólogo especialista em terapia de casais, revela que basicamente três os fatores que determinam a felicidade de uma relação: empatia, solidariedade e consideração. Por isso ele mostra seis hábitos que você deve ter para desenvolver estes três fatores no relacionamento.
1. Compaixão e empatia.
Quando estamos juntos há muito tempo, podemos pensar que nos conhecemos já muito bem. Mas pensar que já sabe tudo do outro pode se revelar um obstáculo ao desenvolvimento da empatia e da capacidade de confortar e dar suporte ao próprio parceiro nos momentos de dificuldade. Lembre-se sempre de tentar se colocar no lugar do outro, deixando de lado o seu próprio ponto de vista.
2. Atenção e gentileza.
Um dos maiores erros? Esquecer com o tempo a importância dos pequenos gestos e a potência de um ato de gentileza.
3. Trabalho de equipe, sempre.
Um outro erro comum quando estamos com alguém há muito tempo é se comportar como se ela fosse alguém que mora com você, não um parceiro de vida. Nunca decida algo, mesmo que pequeno, sem conversar com o outro. Quando começamos com estas dinâmicas, as brigas também começam.
4. Mostre gratidão.
Seja grato por todos os atos de gentileza e dê valor para o seu companheiro. Mostrar que o que o outro faz por você é importante é uma das coisas que mais contribuem para a felicidade.
5. Não fique supondo
Se você tem a tendência de ficar lendo entre as linhas ou vendo coisa onde não tem, mude este hábito.
6. Não pense que o outro não possa mudar
Todos mudam ao longo da vida e começam a ter interesses diferentes e o relaciomanento deve acompanhar e se adaptar a essas mudanças.
7. Deixar a própria felicidade nas mãos do outro.
Todos nós temos períodos nos quais não estamos bem e um companheiro amoroso fará de tudo para nos ajudar, mas a chave da nossa felicidade está somente nas nossas mãos.
8. Falar mal do outro pelas costas
É normal que se você não está bem com o seu parceiro queira desabafar com alguém, mas falar mal dele pelas costas não resolve nada. O ideal é tentar conversar com o seu partner e expor o que está te incomodando, em modo que os dois juntos possam encontrar uma solução.
Sources:
- https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-squeaky-wheel/201401/the-3-relationship-skills-you-need-practice
- https://www.psychologytoday.com/us/blog/liking-the-child-you-love/201403/the-one-thing-you-should-learn-happy-couples
- https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-mindful-self-express/201503/7-secrets-happy-couples