5 razões que ajudam os japoneses a serem uma das populações mais magras do mundo
O problema da obesidade continua aumentando nos países desenvolvidos e afeta pessoas de todas as idades. São muitos os países que estão agindo para contrastar esta tendência: em Dubai as pessoas são pagas para perder peso, a Nova Zelândia impede a entrada de novos imigrantes se eles estiverem acima do peso e a China promove a acupuntura como forma de perder peso.
Mas existe um lugar onde a obesidade atinge somente 3,5% da população: o Japão. Veja o porquê!
via bbcgoodfood.com
Comidas de qualidade
Eles têm um ritmo de vida como o nosso, mas na hora de escolher os alimentos eles ficam mais atentos. A dieta japonesa tem como base o arroz e eles comem muitas verduras cozinhadas no vapor, carne, peixe e chá sem açúcar. Eles também bebem pouco refrigerante e comem pouco doce.
As porções são menores.
As porções, principalmente dos fast foods são muito menores e isso é uma vantagem para a saúde da população.
A educação alimentar é algo sério.
Nas escolas japonesas tudo o que os estudantes comem é decidido por nutricionistas. E não só: as crianças têm aula para aprender a se alimentar em maneira correta.
Caminham muito.
Eles tendem a preferir os meios de transporte público e caminhadas para chegar ao trabalho.
O governo mede a cintura dos cidadãos.
Existe uma lei no Japão, em vigor desde 2008, que permite ao empregador de medir a cintura dos funcionários entre 40 e 74 anos. As pessoas acima do peso são inseridas em um programa de emagrecimento, único modo que as empresas têm de evitar multas.
Esta lei foi colocada em vigor para ajudar as pessoas a perderem peso e adotar um estilo de vida saudável.
Certamente existem outros fatores que explicam uma taxa de obesidade tão baixa no Japão, mas já podemos seguir esses bons exemplos.