Algumas dicas que podem ajudar os empatas a não absorverem sentimentos negativos demais de outras pessoas
Muitas vezes definimos uma pessoa "empática", mas sabemos de verdade o que significa esse termo? Com empatia nos referimos à capacidade não só de reconhecer o humor de uma pessoa, perceber se está alegre ou se está sofrendo, mas também falamos do fato de absorver as energias de quem está perto da gente, positivas ou negativas.
Se você acha que é uma pessoa empática, aqui vamos dar algumas dicas para não absorver as energias negativas de quem nos rodeia.
via huffpost.com
Você é o único responsável dos seus sentimentos:
Antes de mais nada, você deve compreender que só você tem o poder de mudar o seu humor. Obviamente fatores externos podem influenciar positivamente ou negativamente, mas é você quem deve decidir até que ponto se envolver.
Fique longe dos "vampiros emotivos":
São aquelas pessoas que se aproveitam da sua sensibilidade, carinho, disponibilidade e capacidade de dar bons conselhos. Na verdade, não se interessam em estar bem com a sua ajuda, mas querem que você fique mal como elas.
Reconheça o momento de dizer não:
Ser generoso é uma característica muito nobre, mas existe uma bela diferença entre a generosidade e deixar que as pessoas se aproveitem de nós. Respeite sempre as pessoas e as promessas que você faz, mas se o esforço para ajudá-las for te deixar muito mal, aprenda a dizer que não.
Não tenha medo que as pessoas não gostem de você:
O medo de não ser aceito pelos outros faz com que a gente tente sempre ser disponível. Mas você deve entender que não pode agradar todo mundo e vice versa.
Volte para a natureza
Se você te sente sufocado pelos problemas dos outros é hora de entrar em contato com a natureza. Uma pequena viagem, fazer uma escalada ou simplesmente um passeio no parque podem fazer milagres. O vento, as árvores, o sol, a água, tudo pode te tranquilizar.