6 coisas que não devemos fazer com os bebês
Para criar um bebê, mamãe e papai vão entendendo com o tempo quais são os cuidados que o seu filho precisa e aqueles que mais o tranquilizam.
Mas existem alguns comportamentos que os psicólogos, pediatras e padagogos desaconselham. Veja aqui seis deles e crie seu filho com amor, carinho e sabedoria.
1. O bebê precisa do contato com o corpo dos pais.
Quando eles são pequenos, precisam de colo e o calor do corpo dos pais é importantíssimo. Eles vêm do útero da mãe, onde estavam protegidos e a única maneira de reproduzir esta proteção é com um abraço, ao menos até um ano e meio.
2. Bater
É errado em qualquer circunstância, mesmo superado os dois anos de idade. A única maneira para ensinar o que é errado é através das palavras.
3. Nunca ignorá-los
Os bebês não choram sem motivo e só para fazer manha. Para eles, o choro é a única maneira de comunicar. Tente identificar o porquê do choro e não ignore.
4. Jogá-los para cima ou sacudí-los
O motivo é que jogá-los para cima pu sacudí-los pode causar danos cerebrais aos pequenos. Além disso, temos que ter cuidado quando pegamos eles pelos pulsos para levantá-los ou girá-los no ar para brincar: as articulações deles são muito frágeis.
5. Deixar eles dormirem de barriga para baixo
Esta posição aumenta o risco de sufocamento. É bom evitar aquela de lado e a posição melhor é aquela de barriga para cima.
6. Deixar que eles chorem até que parem é certo?
Deixar o bebê chorar até que pare sozinho e durma é uma tese sustentada por alguns médicos, como Eduard Estivill que elaborou um método para resolver aquela que ele chama de 'insônia infantil'.
Mas outros especilistas dizem que o ideal é acalmar o bebê e estar presente na hora de dormir.