6 sinais de que nosso fígado não está funcionando corretamente

por Roberta Freitas

19 Janeiro 2018

6 sinais de que nosso fígado não está funcionando corretamente
Advertisement

O fígado é um órgão muito importante de nosso corpo; e também é o único órgão humano capaz de se regenerar. Ele desempenha uma série de funções impressionantes, incluindo a remoção de substâncias tóxicas do sangue e a produção de bile, mas quando o sujeitamos a um estresse excessivo, muitas vezes acabamos não notamos os sinais de mau funcionamento. Aqui estão alguns que devemos aprender a reconhecer.

via healthline.com

1. Cansaço contínuo

1. Cansaço contínuo

U.S. Air Force photo/Senior Airman Kristoffer Kaubisch

O fígado faz parte, juntamente com outros órgãos, da conversão de glicose de alimentos em glicogênio, o combustível do corpo. Quando está sob estresse, a produção de suprimentos de energia é perdida e uma sensação de fadiga física e fadiga mental dura mais tempo que o normal.

Advertisement

2. Pernas inchadas

2. Pernas inchadas

Jorge Mejía peralta/Wikimedia

Quando o fígado não funciona bem, a produção albumina, uma proteína que engrossa o sangue, deixa de funcionar corretamente. A produção em pequenas quantidades faz com que o sangue torna-se mais líquido e o componente aquoso tende a vazar pelos vasos sanguíneos, tornando os membros inferiores inchados. Se você não sofre desse problema, mas você encontra-se com as pernas inchadas, veja se o seu fígado está funcionando corretamente, pois o problema pode estar ali.

3. Dor no lado direito

3. Dor no lado direito

pixabay.com

A parte mais volumosa do fígado se estende para o lado direito do corpo: quando não funciona corretamente, ele vai para uma área ampliada que causa dor. Se você sentir isso, fale com seu médico.

4. Ganho de peso injustificado

4. Ganho de peso injustificado

Alan Cleaver/Flickr

Uma das possíveis razões por trás do aumento de peso injustificado pode ser a disfunção hepática: quando toxinas e substâncias nocivas não podem ser metabolizadas pelo fígado, de fato, se ganha peso. Se você notar esta alteração, mesmo que não tenha mudado sua dieta, informe o seu médico.

5. Cor amarela nos olhos (icterícia)

5. Cor amarela nos olhos (icterícia)

AlexandraS1967/Wikimedia

A icterícia pode ser um sintoma de um mau funcionamento mais ou menos grave do fígado: quando não funciona bem, há um acúmulo de bilirrubina no sangue, uma substância produzida simultaneamente com o descarte de glóbulos vermelhos velhos, o que provoca a coloração amarelada da pele e escleração do olho.

Advertisement

6. Reações alérgicas

6. Reações alérgicas

BruceBlaus/Wikimedia

Quando o fígado não funciona como deveria, um certo número de substâncias não são metabolizadas e são acumuladas no corpo criando uma situação de superlotação; Isso afeta o funcionamento normal do sistema imunológico que começa a reconhecer alguns deles como perigosos, mesmo que não sejam, e então começa a liberar anticorpos e histaminas que desencadeiam reações alérgicas de vários tipos, muitas vezes sob a forma de erupção cutânea.

Se você notar um ou mais desses sintomas em seu corpo, é possível que você não esteja cuidando o suficiente: certifique-se de falar com um médico sobre as causas reais por trás desses sinais.

Advertisement