Começa a fotografar a sua mãe que tem mais de 90 anos: os seus cliques mostram toda a dignidade da velhice
As esplêndidas imagens que você vê nesta página foram feitas por Tony Luciani, um ilustrador e pintor canadense que viveu por muito tempo na Itália e viajou por toda a Europa para aperfeiçoar o seu estilo.
A um certo ponto da sua carreira ele decidiu começar a fotografar e usou a sua mãe Elia como modelo.
O resultado é simplesmente extraordinário.
via slrlounge.com
Quando a mulher começou a demonstrar os primeiros sinais de demência senil, o seu filho decidiu levar ela para morar com ele na sua casa que era uma antiga igreja transformada em habitação.
Desta convivência (iniciada em 2014) nasceu espontaneamente um projeto fotográfico: Tony começou a fotografar sua mãe durante as atividades cotidianas e depois começou a fazer simples cenários para as fotos.
A mulher também melhorou muito com este projeto: poder se vestir, se maquiar e fazer as fotos deu para ela um pouco de vitalidade, como se ela tivesse voltado a ser criança.
A sintonia entre mãe e filho e a atmosfera brincalhona na qual vinham capturadas as imagens são bem evidentes nas fotos, assim como o amor entre os dois.
O fotógrafo consegue mostrar a alma da idosa com grande delicadeza.
Depois de um tempo, ele encorajou a mãe a fazer ela mesma algumas fotos e deu de presnete para ela uma máquina fotográfica.
No dia do aniversário se sua mãe, Tony perguntou a ela: "Você lembra do dia em que você nasceu?". E ela respondeu docemente: "Sim. Creio que tenha sido no dia em que você nasceu... Eram 4 da manhã".
Muitas vezes as pessoas mais velhas acabam tendo um lugar mais emarginado na vida dos filhos, pois são consideradas somente um peso. Por isso, temos que exprimir toda a nossa admiração por este filho que sabe o valor que tem a sua mãe.
Para descobrir o trabalho de Tony Luciani, consulte a sua página ynotphoto.com, o seu site pessoal tonyluciani.ca ou a sua página no Facebook.