8 detalhes curiosos de quadros famosos que você nunca tinha notado
Não precisa ser um apaixonado pela arte para entender a beleza de muitos quadros que os pintores famosos nos deixaram como herança: basta pensar que um quadro representa um momento histórico e também a personalidade da figura humano que o pintou. Se você sabe reconhecer a beleza de uma obra, então vai adorar descobrir com a gente estes 8 pequenos segredos de quadros famosos.
A Madonna Sistina, de Raffaello Sanzio
Nesta obra o pintor escolheu fazer uma representação teatral, com uma cortina verde que se abre. No céu de fundo estão os vultos de muitos anjos que parecem querer assistitir a peça.
A última ceia, Leonardo da Vinci
Dizem que o pintos acabou a obra deixando dois rostos incompletos: aquele de Judas e aquele de Jesus, porque não encontrou dois modelos que tivessem um rosto de mau para o primeiro e de bom para o segundo. Depois de uma longa pesquisa, encontrou alguém para ser Jesus e aquele de Judas ficou em branco por três anos.
Retrato do casal Arnolfini, Jan van Eyck
Web site of National Gallery, London/Wikimedia
O quadro é um retrato do casal Arnolfini, membros da comunidade de mercantes italianos residentes em Bruges, na Bélgica. Nas costas do casal fica um esplho convexo que mostra outra parte do cômodo: no espelho estão refletidas outras duas pessoas, uma delas é o pintor.
Criação de Adão, Michelangelo
O primeiro a notar que os anjos em volta de Deus formavam um cérebro humano foi o neurologista Frank Lynn Meshberger. Muitos supõe que não se trate de uma mera coincidência, mas de algo intencional: Michelangelo estudou anatomia no mesmo periodo em que pintou a Cappella Sistina.
Provérbios flamengos, Pieter Bruegel o Velho
Google Cultural Institute/Wikimedia
Npo quadro de Brugel estão presentes muito detalhes insólitos, alguns sem um significado conhecido. Neste quadro os personagens fazem atividades sem sentido.
Últimos dias de Pompeia, Karl Pavlovič Brjullov
Google Cultural Institute/WIkimedia
O pintor russo pintou o quadro na Itália e mostrou a trágica erupção do Vesúvio que aconteceu em 79 d.C. e destruiu a cidade de Pompeia. No quadro ele desenhou o próprio rosto e aquele de sua mulher, Yuliya Samoylova.
Madonna con Bambino e San Giovannino, Sandro Botticelli
Nas costas de Maria, está um objeto não identificado muito parecido com uma nave espacial.
O velho pescador, Tivadar Csontváry Kosztka
Fine Arts in Hungary/WIkimedia
Este quadro é um símbolo do bipolarismo humano.
Se colocamos um espelho na metade do rosto e o viramos para a parte direita do rosto e depois para a esquerda, poderemos ver dosi rostos, um bom e um malvado.