Uma fábrica de sucos descarrega toneladas de cascas de laranja em um terreno baldio, criando uma autêntica floresta

por Roberta Freitas

17 Setembro 2017

Uma fábrica de sucos descarrega toneladas de cascas de laranja em um terreno baldio, criando uma autêntica floresta
Advertisement

O que estamos prestes a ver é um experimento de sinergia entre as necessidades industriais e ambientais que, após vinte anos, produziu resultados insatisfatórios.

O projeto foi fundado em 1997, quando os pesquisadores de Princeton Daniel Janzen e Winnie Hallwachs se apresentaram no Del Oro, um produtor de suco de laranja baseado na Costa Rica.

Sua proposta era muito tentadora: se Del Oro tivesse concordado em cede à área protegida de Guanacaste, algumas de suas terras adjacentes a ela, poderia ter baixado toneladas de laranja naquelas pastagens sem pagar nenhum custo de disposição.

via princeton.edu

Uma fábrica de sucos descarrega toneladas de cascas de laranja em um terreno baldio, criando uma autêntica floresta - 1

Dado os enormes custos do processo de destruição de resíduos, a empresa concordou de imediato e 1.000 caminhões partiram sem hesitação no momento dessas pastagens sem vida, descarregando 12.000 toneladas de cascas e celulose de laranja.

O efeito sobre a composição do solo foi praticamente instantâneo.

Advertisement
Uma fábrica de sucos descarrega toneladas de cascas de laranja em um terreno baldio, criando uma autêntica floresta - 2

Após apenas seis meses, as cascas de laranja se tornaram uma camada de argila muito compacta. Sua presença também reativou a fauna local, já que a decomposição atraiu e fez os insetos prolíficos.

Uma fábrica de sucos descarrega toneladas de cascas de laranja em um terreno baldio, criando uma autêntica floresta - 3

O experimento, infelizmente, teve uma vida curta, uma vez que outra empresa que operava no mesmo setor processou a Del Oro para dizer que contaminou um parque natural. O Supremo Tribunal da Costa Rica recebeu a causa e o experimento foi forçado a ser interrompido e esquecido nos próximos 15-20 anos, até 2013 o ecologista Timothy Treuer decidiu ir à área para avaliar as condições.

Uma fábrica de sucos descarrega toneladas de cascas de laranja em um terreno baldio, criando uma autêntica floresta - 4

Sua maior dificuldade foi ENCONTRAR a área exata onde as cascas de laranja foram jogadas. O território estava completamente transfigurado, e o solo fértil se transformara em uma floresta exuberante.

Para entender a extensão da mudança, basta pensar que levou anos para encontrar o letreiro de madeira que estava deitado no meio do despejo, agora cercado por árvores e coberto de vegetação.

Uma fábrica de sucos descarrega toneladas de cascas de laranja em um terreno baldio, criando uma autêntica floresta - 5
Advertisement
Uma fábrica de sucos descarrega toneladas de cascas de laranja em um terreno baldio, criando uma autêntica floresta - 6

Ao comparar (ver foto) a selva com a área adjacente, não tratada com resíduos, Treuer não só percebeu mais crescimento do que árvores individuais, mas também uma variedade maior de espécies presentes.

Uma fábrica de sucos descarrega toneladas de cascas de laranja em um terreno baldio, criando uma autêntica floresta - 8

Como as cascas de laranja são capazes de fazer este milagre ainda está sendo estudado. De acordo com os especialistas, eles tiveram a dupla função de esterilizar o solo com a acidez, eliminando as ervas das pastagens e regenerando o solo já esgotado.

Advertisement
Uma fábrica de sucos descarrega toneladas de cascas de laranja em um terreno baldio, criando uma autêntica floresta - 9

O experimento naturalmente atraiu a atenção de muitos, pois todos os dias temos o paradoxo de ter que descartar resíduos orgânicos ricos em nutrientes, enquanto enormes áreas de terra são esgotadas precisamente por causa da exploração e falta de nutrientes.

Uma fábrica de sucos descarrega toneladas de cascas de laranja em um terreno baldio, criando uma autêntica floresta - 10

Obviamente, as empresas não podem e não devem descarregar resíduos em terra sem controle, mas por que não pensar em iniciar projetos como este em outras partes do mundo?

Tudo seria benéfico: as empresas economizariam custos, parques naturais ou pastagens abandonadas ficariam revigorados e expandidos, e nossa Terra pobre poderia recuperar uma pequena parte dos preciosos recursos vitais que restamos todos os dias.

Advertisement