Roer as unhas é um vício muito comum e pode indicar alguns traços da sua personalidade
Muitas vezes na adolescência já começamos a roer as unhas até reduzí-las a dimensões muito pequenas. A motivação mais simples por trás desse comportamento é obviamente uma forma de ânsia ou nervosismo, mas um estudo canadense descobriu uma outra causa ligada à esse comportamento que tem a ver com o comportamento: o perfeccionismo.
via metro.co.uk
Os perfeccionistas roem as unhas para descarregar as insatisfações acumuladas.
Wikimedia/Felipe Micaroni Lalli (CC BY-SA 2.5)
A pesquisa da Universidade de Quebec examinou todos os comportamentos que aplicamos ao nosso corpo como tocar nos cabelos, beliscar a pele pu roer as unhas. As pessoas começavam com esses comportamentos quando estavam frustados, insatisfeitos ou entediados e os indivíduos que têm maior tendência a fazer esses comportamentos são os perfeccionistas.
Wikimedia/Luiz Felipe Sousa Oliveira
Ele se agita quando as coisas não estão bem ou quando as coisas não são como havia planejado. Repetir esses comportamentos é um modo de descarregar a negatividade acumulada.
Até agora o tratamento feito para que os pacientes parassem de roer as unhas era focalizado em combater o nervosismo e, segundo a pesquisa, é necessário mudar a mentalidade perfeccionista do paciente.