Você sabe para onde vão os restos dos sabonetes que usamos nos hotéis? Este homem sim e resolveu reagir!
Um dos maiores problemas dos dias de hoje é o desperdício, seja aquele alimentar que de roupas, produtos de limpeza, etc. Não nos damos conta de quanto lixo criamos e quanto poderíamos economizar se fizéssemos mais atenção ao que consumimos e também se reciclássemos. Talvez você nunca tenha pensado que fim fazem os restos de sabonetes dos hotéis que frequentamos: neste artigo você vai ver o que um homem resolveu fazer.
Trocar os sabonetes todos os dias, mesmo que o cliente não tenha usado tudo, é obrigatório nos hotéis para obter cinco estrelas.
Segundo uma estimativa mundial, são colocados fora 5 milhões de sabonetes por dia.
Uma empresa americana resolveu transformar o que viraria lixo em algo positivo.
A Clean the World é uma empresa com sede na Flórida: a sua atividade é derreter os sabonetes que os hotéis colocam fora e fazer novos sabonetes que vão para países com necessidade.
O fundador da empresa é Shawn Seipler.
Ele conta que descobriu a questão dos sabonetes por acaso: ele entrou no seu quarto enquanto a camareira estava limpando o banheiro e viu que o seu sabonete estava sendo colocado fora, mesmo que ele tivesse usado só uma vez. Depois de se informar, ele constatou que era uma prática dos hotéis 5 estrelas.
Foi então que ele descobriu o processo de 're-fusão' do sabonete.
Ele teve a brilhante ideia de processar o sabonete para criar novos e enviar aos países mais pobres.
O discurso não vale somente para os sabonetes, mas também para os shampoos, cremes para as mãos e outros. Tudo é substituído mesmo sem ter sido utilizado muitas vezes.
Os hotéis que aderem à ideia de Shawn pagam 50 centavos por quarto ao mês para contribuir com as despesas de reciclagem.
A empresa fornece à estrutura que adere um container para recolher os sabonetes.
A Clean the World tem três lojas ativas no mundo todo: Flórida, Las Vegas e Hong Kong. Os produtos finais são enviados para ONG's, como a Cruz Vermelha.
A empresa diz que a maioria das embalagens de shampoo, por exemplo, chegam com 3/4 de produto dentro.
Em 2016 a empresa produziu 7 milhões de sabonetes, distribuídos em 400 mil kits de higiene.
O que esta empresa faz é exemplar: 1/4 das 16.000 mortes infantis anuais são devidas a diarreia ou pneumonia, doenças influenciadas pela falta de higiene.
O sucesso do projeto é evidente: a empresa colabora atualmente com 20% dos hotéis americanos, mas outras formas de estruturas também resolveram aderir.
Veja este vídeo e entenda a missão da Clean the World: o objetivo da empresa e o trabalho de seus funcionários é exemplar. Certamente eles não podem resolver o problema da pobreza no mundo mas, com certeza, eles dão uma grande contribuição.