10 truques de jardinagem que vão fazer de você um profissional do verde!
Você decidiu se dedicar com mais amor ao seu cantinho verde? Tem uma pequena floreira ou um jardim inteiro? Não importa, pois aqui você vai ver algumas dicas que vão te ajudar muito e fazer com que as suas plantas crescem e floresçam e perfumem a sua casa.
Neste artigo você vai poder ver dez dicas, muitas deles baseadas na reciclagem.
Irrigação profunda
Algumas plantas preferem a irrigação que vem de baixo: para manter úmido o terreno você pode usar uma velha garrafa de plástico. Com um objeto com ponta fure as garrafas dos lados. Enterre a garrafa deixando a boca descoberta: quando você colocar água dentro a mesma vai ser distribuída através dos furos sem molhar a planta.
Plantar... no vaso.
Plantar plantas e flores em um vaso enterrado pode ser muito útil em diversas ocasiões: se, por exemplo, você não tem certeza da disposição das plantas, pode ser fácil mudar a posição depois.
Cultivar tomate em clima seco.
Regar os tomates com a técnica de spray ou gotejamento pode não ser a forma mais adequada em áreas com clima seco: a água pode evaporar muito rapidamente, sem nutrir as raízes. Para evitar isso, você vai precisar de um balde e um par de pás de compostagem. Faça buracos nas paredes do recipiente e enterre-o deixando os furps abaixo do solo. Coloque o composto dentro e encha o balde com água a cada 2 dias. Desta forma, a água não vai evaporar e o solo ficará constantemente úmido: os resultados dessa técnica são visíveis!
Usar batatas para que as rosas floresçam.
Coloque as hastes das rosas em uma batata, em seguida, enterre. Desta forma, o interior do tubérculo vai manter constantemente molhado o final da haste e promover o desenvolvimento das raízes.
Recolher água da chuva.
Instale um sistema de coleta de fora de sua casa: você pode simplesmente estender o tubo por onde desce a água do teto até um tambor ou um balde bastante grande.
Foto de Ian Mackenzie
Reserva de água em uma garrafa de plástico.
Para não molhar as folhas é bom enterrar uma garrafa perfurada e enchê-la com água: assim a irrigação ocorrerá de forma gradual e será dirigida apenas às raízes.
Tomates mais doces com o bicarbonato de sódio.
Se você ama tomates cultivados em casa porque são mais doces e suculentos que aqueles comprados no supermercado, aqui você encontra um truque para melhorá-los ainda mais. Tente adicionar à superfície do solo um pouco de bicarbonato de sódio (mas não na planta na planta!): esta substância é de natureza básica e neutraliza a acidez natural do solo. Os resultados são tomates muito doces!
Plantar sementes na casca de limão.
As cascas de limão escavadas e preenchidas com terra são excelentes recipientes para o cultivo de plantas a partir das sementes. Quando é hora de transplantá-las no chão, retire a casca e coloque-a no composto. Não é aconselhado enterrá-la porque a acidez do solo poderia, eventualmente, ser muito alta.
Decorar o próprio jardim com um percurso em cimento.
Para dar um toque de originalidade ao seu gramado faça um caminho em cimento: você pode comprar o cimento e o molde para criar as "pedras". Preencha o espaço com cimento e nivele a superfície. Deixar secar ligeiramente, em seguida, remova o molde. Espere algumas horas para que o cimento seque completamente antes de caminhar em cima.
Uma cabana verde... de tubos de PVC.
Os tubos de PVC são baratos e são ótimos para muitos trabalhos de bricolage. Olha o que você pode construir com alguns tubos: esta "cabana" que irá apoiar suas plantas fornecendo a ventilação necessária e a quantidade certa de luz do sol.