Coroa de Cristo: qual escolher e como cultivar esta planta maravilhosa
Quem gosta de plantas, de verdura e adora cuidar do seu jardim ou terraço não poderá deixar de conhecer esta maravilhosa planta de folhas brilhantes e flores delicadas e coloridas. Conhecida como Coroa de Cristo, a sua beleza é inquestionável e ter uma ou mais irá certamente enriquecer o nosso espaço exterior.
Tem curiosidade de conhecê-la e entender como cultivá-la para que fique sempre exuberante? Vamos ver juntos o melhor caminho.
Como cultivar a Coroa de Cristo
A Euphorbia milii ou comumente conhecida como Coroa de Cristo ou Coroa de Espinhos, é uma planta perene com flores de cores vivas, nativa de Madagascar e muito adequada como arbusto ornamental tanto para o ambiente interno quanto externo de nossas casas. A principal característica desta joia verde é ter o caule totalmente coberto de espinhos, folhas verdes brilhantes, amarelas ou listradas e lindas flores de diversas cores.
Cultivar uma é muito simples. Em primeiro lugar é preciso dizer que é uma planta muito resistente. Adora espaços abertos, mas não sofre nem quando cultivada em vasos. É um tipo de arbusto que resiste muito bem a altas temperaturas e precisa de muita luz para crescer exuberantemente. Colocá-la próximo a uma janela ou no exterior seria o ideal, mas tome cuidado para não colocá-la sob luz solar direta. Isso pode comprometer a saúde de suas pequenas folhas ovais.
Algumas dicas para torná-la exuberante e linda
A Coroa de Cristo nem precisa ser regada em excesso. Pelo contrário, deve-se evitar dar muita água, pois pode sofrer. No verão, duas vezes por semana é suficiente, enquanto nos períodos mais frios, regar quinzenalmente basta.
Para garantir a ausência de estagnação excessiva de água, também é aconselhável preferir um tipo de solo drenante, talvez especialmente adequado para esta família de plantas. E se quiser que seu arbusto cresça ainda mais, pode aplicar um fertilizante específico para suculentas até uma vez por mês, cuidando para que parasitas e cochonilhas não ataquem nossa joia verde.
Como vimos, não é preciso muito esforço para ter uma maravilha dessas em casa. Como muitas outras suculentas, a Coroa também não necessita de muitos tratamentos, mas resiste bem e vai dar ao nosso terraço, jardim ou sala o toque de cor que faltava. Você conhecia esta planta esplêndida?