Tahina: o que é e como utilizar em nossas preparações culinárias
Você já ouviu falar em tahina? Comida tipicamente do Médio Oriente, é utilizada principalmente nas preparações culinárias do Norte de África, da Turquia e também da Grécia. E se inicialmente era reservada apenas para a composição desses pratos internacionais, com o tempo se tornou cada vez mais difundida e utilizada em todo o mundo. Comprá-la não é difícil, muitos supermercados bem abastecidos a vendem, ou pode ser encontrada em lojas especializadas, ou mesmo em lojas de produtos vegetarianos e veganos.
Mas vamos descobrir um pouco mais sobre esta comida fantástica e também ver como podemos prepará-la em casa.
Tahina: origens e como prepará-la
Conhecido como tahina ou tahin, esse produto é muito utilizado na culinária oriental, acompanhando e completando diversos pratos tradicionais. Mas com o tempo ele se espalhou amplamente por todos os cantos do planeta. Sua consistência costuma ser bem cremosa e serve apenas como molho junto com os pratos principais, mas não é a única forma de utilizá-lo.
Em primeiro lugar é preciso dizer que o tahine provém do processamento das sementes de gergelim. Não importa se são brancas ou pretas, pode vir de ambas, altera um pouco o sabor, mas a escolha depende do gosto de quem consome. Para criar o creme de tahine são retiradas sementes de gergelim, que devem ser rigorosamente torradas para não dar um sabor amargo ao nosso produto, e depois reduzidas a pó no liquidificador. Feito isso, deve-se adicionar um pouco de óleo - para quem preferir também um pedacinho de alho - e a seguir misturar os componentes até obter um molho cremoso e homogêneo.
Como podemos usar o tahine em nossas preparações?
Marco Verch Professional Photographer/Flickr
Já dissemos que o tahine, presente em muitos pratos orientais, é utilizado principalmente como molho e fica muito saboroso quando acompanhado de preparações de carnes e vegetais, por exemplo é muito utilizado em pratos à base de falafel, as típicas almôndegas de grão de bico do Oriente Médio. Muito utilizado na cozinha vegetariana e vegana, esse ingrediente é particularmente apreciado pelas suas propriedades nutritivas. Rico em proteínas, sais minerais e gorduras boas como o Ômega3, é muito indicado para quem quer enriquecer a alimentação.
Inserir nos nossos pratos não é difícil e, se não quisermos utilizá-lo como molho, podemos pensar em colocá-lo diretamente na massa. Adequado tanto para pratos doces como salgados, esse produto é verdadeiramente versátil e dará aquele toque extra aos nossos jantares sozinhos ou em companhia.
Ingrediente único e saboroso para descobrir e apreciar...
Este maravilhoso ingrediente também pode ser usado como patê e fica excelente quando degustado em fatias de pão.
Você já conhecia ou descobriu agora e com certeza vai experimentar?