Como passar roupas sem usar o ferro
Quer esteja calor ou não, passar roupas nunca é considerado divertido. Mas é necessário, principalmente quando nos preocupamos muito em parecer impecáveis: as nossas roupas transmitem imediatamente uma imagem nossa. Para aquelas pessoas que costumam usar peças de roupa como camisas, é absolutamente essencial usar um ferro de passar. Ou talvez não?
O resultado que você deseja alcançar – seja você um homem (ou uma mulher) de negócios ou alguém que viaja muito exibindo esse item – é não ter vincos e parecer perfeitamente arrumado. Será possível sem usar o ferro? Vejamos juntos alguns truques que podem ser particularmente úteis nesse sentido.
O segredo para não usar mais o ferro
O ferro é um dispositivo eletrônico fenomenal, simples mas eficaz e por isso é difícil se desfazer dele. Por outro lado, principalmente quando se tem uma família muito numerosa, leva muito tempo para passar a roupa e também envolve uma certa quantidade de eletricidade e, portanto, de dinheiro. Mas, em última análise, o que este aparelho produz nada mais é do que... vapor.
Vamos ver o que ou como poderíamos substituir o ferro. Primeiro no nosso banho. Sim, você entendeu bem: se a temperatura externa permitir, ou melhor, tornar preferível, tomando um banho bem quente poderíamos aproveitar o vapor gerado.
Assim, bastaria pendurar a camisa amassada em um cabide e deixá-la “absorver” o vapor. Neste ponto só falta alisar a roupa com as mãos para eliminar os vincos! Mas esse é apenas um dos truques, vamos ver outros.
A cozinha como aliada para passar roupa
Do banheiro passamos para a cozinha: aqui precisaremos de uma panela - não muito grande/pesada - e água fervente. O que vamos fazer é muito simples: com a panela cheia até a metade com água fervente simularemos o movimento do ferro e faremos questão de aproveitar o calor do recipiente de metal para remover todos os vincos. Obviamente recomendamos verificar se a superfície da panela está imaculada e se não há muita água dentro dela para facilitar o seu trabalho.
Última dica e truque: use produtos específicos, como sprays vaporizadores. Seu funcionamento é intuitivo e muito prático: basta borrifar o produto nas roupas amassadas, alisá-las e depois deixar a roupa secar. Nada mais. Se não quiser comprar esse produto, você também pode fazer um.
Para isso, misture duas colheres de sopa de vinagre de vinho branco com uma colher de chá de condicionador e 500 ml de água. No entanto, lembre-se de que a água deve ter o mínimo de calcário possível. Neste ponto basta transferir a solução que acabou de obter para um recipiente pulverizador e estará pronto para utilizá-la.