Por que as unhas das mãos crescem mais rápido que as dos pés? A resposta dos especialistas
Observar o nosso corpo e perceber mudanças é normal, mas há coisas que dificilmente prestamos atenção, ou notamos, mas não nos perguntamos por que ocorrem. Talvez pensemos que não somos os únicos e que outros também sofram as mesmas mutações, por isso não nos fazemos muitas perguntas. Alguns, porém, gostam de conhecer até a menor curiosidade e se interessam pelo que acontece no dia a dia, principalmente quando se trata do corpo.
Por exemplo, você já percebeu e se perguntou por que as unhas das mãos crescem muito mais rápido que as dos pés? A resposta é muito curiosa, vamos ver.
via Medium
Por que as unhas das mãos e dos pés crescem em velocidades diferentes?
Se você notar algo mudando em seu corpo ou algo que pareça “anormal”, não se preocupe imediatamente, vamos tentar entender por que certos eventos ocorrem. Por exemplo: você sabe por que as unhas das mãos crescem muito mais rápido que as dos pés? Quantos já se fizeram essa pergunta sem saber dar a resposta certa? Chegou a hora, então, de entender alguma coisa.
Muitos estudos foram realizados ao longo dos anos e muitos especialistas na área tentaram dar uma resposta definitiva a essa questão, mas não foi tão simples como parecia.
A primeira motivação pode ser encontrada na chamada teoria do “trauma”. O que isso significa? Os especialistas explicaram que, segundo observações de laboratório, as mãos são muito mais utilizadas do que os pés, “se desgastam” mais e isso criaria os traumas que dão nome à teoria. Esses traumas não são feridas, como erroneamente pensaríamos, mas estão apenas ligados ao uso que se faz do membro. A sua utilização favoreceria uma regeneração mais rápida e constante das unhas, que pareceriam estar sob pressão.
O que, pelo contrário, não acontece com os pés. É verdade que são muito utilizados para caminhar, mas também é verdade que são colocados dentro de sapatos e por isso protegidos. Isso retardaria o crescimento das unhas que, não estando estressadas, não sentem necessidade de crescer rapidamente para substituir as demais.
Estes são os motivos...
Marco Verch Professional Photographer/Flickr
A segunda hipótese segundo a qual as unhas dos pés crescem menos rapidamente do que as unhas das mãos tem como base a pressão venosa. Estando posicionadas muito mais próximas do coração do que os membros inferiores, as mãos receberiam mais líquido venoso e a pressão favoreceria um maior crescimento. Isto também seria demonstrado pelo crescimento vigoroso durante os períodos mais quentes do ano, em comparação com os frios. Quando é inverno a pressão é mais lenta e isso retardaria a reprodução das unhas, até mesmo das mãos neste caso.
E então, dependendo se você é destro ou canhoto, poderá notar que as unhas da mão dominante são mais rápidas que as outras.
Você já notou a diferença ou é a primeira vez que pensa nisso?