Seu filho não come verduras? Estas dicas de especialistas serão úteis
Os vegetais não são o prato preferido das crianças: devemos ter consciência disso, aceitá-lo e saber como mudar de rumo. A razão pela qual a maioria dos nossos pequenos não gosta particularmente desse tipo de comida não é bem conhecida. Pode haver muitos fatores que influenciam esta preferência, talvez até apenas o sabor ligeiramente mais amargo de alguns vegetais, que as crianças consideram “não bons” e não querem provar de forma alguma. Mas também pode ser a cor mais ou menos convidativa dos vegetais e assim por diante.
Como podemos fazer com que consumam verduras? Sabemos bem a importância de comer pelo menos uma porção por dia, não só para os adultos, mas também para as crianças. Vejamos, então, qual é o conselho dos especialistas para fazer essa mudança.
Como convencer as crianças a comer verduras?
O fato das crianças nunca gostarem particularmente de vegetais não é novidade, sabemos bem disso. Há pequenos que até comem, mas a maioria partilha desta aversão inata a tudo o que vem da terra. As razões são muitas e, a seu ver, muito válidas, por isso é necessário encontrar estratagemas para mudar de rumo. Como fazer?
Muitos especialistas questionaram a questão e alguns deram a sua solução pessoal, ou pelo menos alguns conselhos.
Em particular, o chef Miguel Maestre, de 43 anos, falou sobre o antigo problema e sugeriu alguns pequenos truques para resolver parcialmente o problema. Vamos ver o que ele recomenda e como podemos nos inspirar para convencer nossos pequenos.
Conselho do profissional...
Miguel Maestre é um conhecido chef espanhol radicado na Austrália, que falou longamente numa entrevista sobre o problema que a maioria dos pais enfrenta. Como convencer as crianças a comer vegetais?
1. É importante, antes de mais nada, deixá-los participar na escolha dos vegetais. Apresentar esse produto para ele, vê-lo desde o início, entender como ele nasce e cresce, é uma ótima forma de conhecê-lo, segundo o chef. Não devemos apenas dar a eles o prato pronto, mas torná-los parte da criação. Talvez levá-los para uma quinta, ou cultivar legumes juntos na pequena horta de casa, ou no terraço. Existem muitas maneiras e elas fazem a diferença.
2. Prepare-os juntos. Isso mesmo. Colocar as crianças para trabalhar na cozinha, deixá-las experimentar novas atividades, ensiná-las a lavar, limpar e cortar legumes é uma forma de envolvê-las plenamente. Assim elas se sentirão parte do processo, ficarão satisfeitas e mais propensas a consumir o que elas próprios criaram, inclusive vegetais.
O que mais podemos fazer...
3. Comer juntos também é muito importante. Sentar à mesa com os filhos ou netos é a melhor forma de incentivá-los a consumir o que nós também consumimos. Compartilhar aquele momento de convívio é fundamental para despertar algo positivo em suas mentes e ajudá-los a aceitar esse tipo de prato.
4. Experimentar alimentos de todo o mundo é um passo importante para os nossos filhos. Você não precisa se limitar a fazer com que ele experimente sempre apenas alguns sabores, mas habituar suas papilas gustativas a outros pratos é a melhor maneira de fazê-lo aceitar as mudanças na dieta.
Essas são apenas algumas sugestões de quem as pôs em prática diretamente com os filhos, nomeadamente o chef Miguel Maestre, mas existem muitas outras formas de garantir que os pequenos comecem a apreciar a maravilha dos vegetais. Você tem uma maneira de convencer seus filhos a consumi-los? Você quer compartilhar conosco?