Você usa toalhas de papel na cozinha? Aqui estão 4 razões pelas quais você não deveria mais fazer isso
Existem ações que realizamos todos os dias, que são tão parte integrante de nossas vidas que nem percebemos mais. O mesmo vale para alguns objetos. Usamos alguns deles com tanta naturalidade que quase não percebemos mais o quanto consomem ou quando podem nos “prejudicar”.
Por exemplo, você já percebeu quantas toalhas de papel você usa todos os dias na cozinha (se usar)? É uma daquelas coisas muito úteis em casa e totalmente inofensivas, mas temos certeza que é? Vamos tentar entender isso juntos.
Papel de cozinha: quanto consumimos todos os dias?
Nas casas e cozinhas de muitos de nós existe o famoso papel absorvente. Um objeto que certamente é um aliado na nossa luta contra a sujeira. Versátil e super prático, esse papel é muito popular em ambientes domésticos e muitas pessoas o utilizam. Parece a solução perfeita para “capturar” manchas de sujeira, secar, armazenar e muito mais. Mas temos tanta certeza de que usá-lo excessivamente é bom?
Algumas pessoas não concordam e as razões parecem mais do que válidas.
Por que o papel de cozinha pode ser prejudicial?
1. Em primeiro lugar, quando utilizamos papel absorvente de cozinha, devemos ter cuidado para não utilizá-la em louças delicadas. Em particular nos talheres de prata, ou pelo menos naqueles que pertencem àquele belo serviço que tanto nos preocupa. A parte áspera do papel pode causar arranhões nos talheres, o que seria muito incômodo e feio.
2. Em segundo lugar, não abusamos da sua utilização em superfícies de madeira. Quando se cria uma mancha nelas, por exemplo de óleo, não só removemos o líquido irritante ao passar o pedaço de papel, mas também uma camada protetora do material. Isso, obviamente a longo prazo e não imediatamente, poderá modificá-la e arruiná-la.
3. Não é muito adequado usar esse papel para limpar ou secar facas. Como é fino pode nos causar problemas, em primeiro lugar. O papel pode rasgar ao passar a lâmina da faca e nos machucar. Melhor, então, evitar usá-lo para esses fins.
Como e com o que substituí-lo?
4. Mas as toalhas de papel não são ecologicamente corretas, se pensarmos bem. Para fazê-las, sabemos que se utilizam elementos naturais e então, como tudo que é descartável, é responsável pela produção excessiva de lixo. Seria aconselhável, então, usar algo que dure no tempo e não seja jogado fora após apenas um uso.
Como substituir esse aliado infalível na limpeza da casa? A escolha mais ecológica, eficiente e útil são os panos de algodão ou microfibra. Laváveis e reutilizáveis diversas vezes, esses panos são um excelente substituto do papel absorvente, são amigos do ambiente, não danificam os nossos talheres e, acima de tudo, nos ajudam a poupar dinheiro. Utilizar sempre o papel de cozinha é também um grande gasto em termos econômicos. Substituí-las por panos reutilizáveis, pelo contrário, também pode ser uma boa medida para proteger a nossa carteira.