Não consegue dormir bem à noite? Aqui estão as regras a serem respeitadas para um sono feliz
Dormir é uma das melhores coisas que você pode fazer. Um bom sono reparador nos traz de volta ao mundo, nos recarrega e garante que possamos enfrentar um novo dia a todo vapor. Pena que para algumas pessoas não seja nada óbvio descansar bem e que a insônia esteja sempre presente. Pensamentos, medos, ansiedade são apenas algumas das consequências de ficarmos acordados durante a noite.
Como acabar com tudo isso e conseguir descansar bem a mente e o corpo? Existem algumas estratégias simples a serem adotadas para ter uma boa noite de sono. Vamos ver juntos quais são.
via Sleep Foundation
Não consegue dormir à noite? Vamos descobrir como resolver esse problema
Uma das coisas mais irritantes que podem existir em nossa vida é não conseguir dormir. Ir para a cama mas manter os olhos bem abertos, se virar de um lado para o outro sem encontrar a posição certa, se levantar, se deitar novamente, olhar constantemente para o relógio contando as horas até o despertador tocar, pensando no que há de negativo em nossas vidas: são todas ações e reflexões que não nos ajudam em nada. Passar noites nesse estado só nos cansa ainda mais, contribuindo para o nosso desconforto mental e físico. Como fazer, portanto, para ter um sono reparador.
Se o problema persistir por muitas noites, é aconselhável consultar um médico que possa nos ajudar a identificar o problema e resolvê-lo. Se, por outro lado, raramente nos acontece, mas ainda assim queremos evitar, existem regras simples a serem respeitadas.
Regras para um sono reparador: vamos ver quais são
Para dormir melhor precisamos ajudar nosso corpo e mente para que fiquem em situação de total conforto. Em primeiro lugar, é bom que, pelo menos meia hora antes de apagar a luz, não fiquemos sentados em frente à tela do telefone. Essa atividade fornece ao cérebro uma informação que não é nada saudável.
Também é importante não ir para a cama com o estômago cheio. A última refeição antes do descanso deve ser feita pelo menos 2 horas antes de dormir. Dessa forma nosso corpo não ficará sobrecarregado e terá tempo de sobra para se desfazer dos alimentos. A mesma coisa vale para o álcool. É claro que, nesse caso, ficar um pouco tonto com a ingestão pode parecer uma ajuda para dormir; em vez disso, beber demais nos fará fechar os olhos imediatamente, mas viver um sono nada tranquilo. Melhor evitar.
Se você não consegue dormir, tente estas dicas
Alyssa L. Miller/Flickr - Not the actual photo
Quando você decidir ir para a cama, comece a se preparar. Deixe arejar o ambiente para que haja uma temperatura ideal no ambiente, não deve estar muito frio nem muito quente. Colchões e travesseiros devem ser confortáveis e as luzes também devem diminuir gradativamente até se apagarem. Se quiser relaxar ainda mais, opte pela liberação de tensões musculares ou por exercícios respiratórios: você verá a diferença.
E se isso ainda não for suficiente, experimente uma leitura leve, alguma atividade não muito exigente - você poderia por exemplo passar roupa, uma ação muito relaxante - beber uma bebida quente, talvez leite com mel e, se pensamentos negativos o assaltarem, coloque um caderno e uma caneta ao lado da cama para que você possa transferir toda a negatividade da mente para o papel, dando a sensação de estar livre para a sua mente.
Uma coisa importante: se você não consegue fechar os olhos e adormecer, não fique na cama por muito tempo. A mente registra tudo e pode associar aquele lugar a um lugar onde não se descansa, mas se está ativo. Em vez disso, mude e escolha outro cômodo da casa. Somente quando você se sentir pronto, volte para a cama e descanse.
Que tipo de sono você tem? Você já tentou alguma dessas técnicas nos piores momentos da noite?