Gêmeos nascem de pais diferentes: veja o que aconteceu
Todos nós sabemos o caminho a seguir se você deseja trazer uma criança ao mundo de forma natural. Toda mulher conhece seu corpo e como ele funciona e sabe quando existe a chance de engravidar. Quer se trate de um bebê ou de gêmeos, as alterações no mecanismo reprodutivo são mínimas e bem conhecidas na medicina.
Há casos, porém, em que ocorre uma circunstância rara – muito rara – em que nascem gêmeos com dois pais diferentes. Como isso pode acontecer? Vamos tentar entender isso juntos.
via El Espectador
A gravidez é um dos momentos mais importantes na vida de homens e mulheres. Estamos nos preparando para receber uma nova vida e isso mudará para sempre a dos pais. Um acontecimento digno de nota pela sua positividade, mas há circunstâncias em que há muito pouco de positivo. Às vezes, de fato, acontece que os cônjuges pecam de infidelidade, suscitando inúmeras dúvidas na mente do parceiro. Aqui, então, surge aquela suspeita e um dos dois começa a se convencer de que o bebê possa não ser dele. Então ele decide fazer um teste de DNA para confirmar ou negar seus pensamentos.
Foi exatamente o que aconteceu na Colômbia, onde um homem pediu à sua parceira que submetesse os gêmeos recém-nascidos ao teste, descobrindo uma verdade amarga. O caso tem sido estudado com grande interesse pela equipe médica, interessada pela sua extrema raridade. O nascimento dos dois filhos foi rotulado como um caso de superfetação, mas vamos ver o que é.
Wikimedia - Not the actual photo
A superfetação ocorre quando, durante o mesmo ciclo, dois óvulos são fertilizados. Normalmente só um deles vinga, mas em casos como o estudado em Bogotá, acontece que há uma segunda concepção. O que é ainda mais incrível é que, na história que contamos, as crianças tinham dois pais diferentes. Um acontecimento possível se a mãe, que obviamente era a mesma, tivesse tido dois relacionamentos em períodos muito próximos, tanto com o marido como com o amante.
Os encontros íntimos ocorridos pouco tempo depois fizeram com que, embora já grávida, a mulher pudesse ser novamente fecundada e um segundo óvulo fosse “aproveitado”, dando vida a este incrível caso médico.
O episódio ocorrido em 2018 foi apresentado e acompanhado pela Universidade Nacional de Bogotá, onde um grupo de médicos tentou aprofundar o assunto, identificando suas causas e evolução. Outras evidências de eventos semelhantes foram encontradas ao longo da história, mas os especialistas presumem que apenas uma fração desses casos é conhecida. Na verdade, nem todos os casais pedem para fazer um teste de DNA quando nascem dois gêmeos diferentes. Na verdade, todos sabemos que esta eventualidade pode acontecer e é completamente normal, mas estudos deste tipo só podem ser realizados se forem reportados.
Porém, a superfecundação heteropaterna existe e pode ocorrer sem que o casal perceba. Nessa história, a matemática não bateu para o pai e ele decidiu investigar fazendo uma descoberta chocante para ele, mas extremamente interessante para a ciência.
Você sabia da existência de tais eventualidades ou tomou conhecimento delas agora?