Por que algumas conchas têm buracos? Chegou a hora de descobrir
Quando estamos na praia para um dia de relaxamento, para nos bronzearmos ou mesmo apenas para passear, acontece que notamos a presença de conchas em qualquer tipo de praia. De tantas cores, formas e tamanhos, esses objetos são muito fascinantes. Algumas lendas e crenças populares dizem que, ao aproximar as maiores ao ouvido, se consiga ouvir distintamente o som do mar, mesmo quando se está longe dele.
Além da beleza, porém, as conchas são, para todos os efeitos, pequenas casas onde vivem muitos habitantes do mar. Os moluscos e similares se escondem e se protegem graças a esses invólucros. Mas você já notou algum deles com buracos?
via Florida Museum
Se por vezes, enquanto caminhava à beira-mar, por acaso se deparasse com diversas conchas, já lhe passou pela cabeça entender porque é que algumas delas tinham um buraco mais ou menos grande? Talvez nem todos prestem atenção a esse detalhe e poucos se façam essa pergunta, mas por trás desses buracos existe uma motivação precisa, e chegou a hora de descobrir.
Infelizmente isso não é algo positivo – basta pensar que os buracos só aparecem quando a concha está vazia – mas é um indício de um ataque sofrido pela criaturinha que já viveu ali. Os buracos nas conchas, na verdade, foram criados por um predador que comeu o molusco de dentro. Explicamos melhor.
Na natureza existe um caracol carnívoro, o Natica millepunctata, que se alimenta dos seres presentes no interior dessas conchas. O predador tem uma concha caracterizada por um formato arredondado que termina em espiral e talvez você também já tenha visto uma delas.
O caracol possui uma estrutura muito particular chamada rádula, graças à qual produz uma secreção ácida com a qual cria um buraco na concha de sua presa. Com muita calma consegue penetrar no interior do invólucro e suga o molusco escondido no seu interior, deixando-o vazio.
A rádula é um órgão que permite que a Natica millepunctata se mova livremente - pense que ela pode realizar até 300 movimentos em poucos segundos - conseguindo se alimentar facilmente da pobre vítima.
Talvez muitos tenham se perguntado por que algumas conchas têm buracos. O que é, pelo contrário, o destino dos moluscos que outrora viviam na concha.
Você já conhecia essa curiosidade ou acabou de descobrir?