Quão cheia está a garrafa? Tente descobrir para resolver o teste de lógica
Enfrentar sempre novos desafios é a melhor forma de demonstrar que você é capaz, competente e tem uma mente ativa. Hoje em dia existem muitas maneiras de testar sua concentração e seu senso de observação. Entre esses encontramos diversos tipos de testes visuais e lógicos que, ao estimularem o nosso intelecto, nos colocam à prova e garantem que continuemos treinados.
Fazer coisas diferentes todos os dias é a melhor maneira de manter a mente jovem e não ter falhas de atenção. Neste artigo, o desafio a superar e o enigma a resolver dizem respeito a duas garrafas. Vamos descobrir o que precisa ser feito.
Quão cheia está a garrafa?
Fazer estes testes é uma ótima maneira de demonstrar a si mesmo e aos outros que você possui boas habilidades de raciocínio e concentração. Testes de lógica e quebra-cabeças semelhantes são uma maneira divertida de passar algum tempo jogando e ao mesmo tempo fazer algo útil. Mas quão treinados somos? Vamos descobrir tentando resolver o enigma em questão.
Na foto há duas garrafas: uma de cabeça para baixo e outra não. Ambas contêm água, mas ao lado da primeiro aparece o número 12, que indica os centímetros alcançados pelo líquido, enquanto na segundo podemos ler o número 15. Um elemento fundamental para resolver o problema lógico é saber que ambos os recipientes têm 21 centímetros de altura. Quão cheias estão as garrafas?
A solução para o teste de lógica...
Marco Verch Professional Photographer/Flikr
Aparentemente nada simples, na realidade este teste de lógica tem uma resolução bastante imediata. O importante é ter muita concentração, observar bem a imagem e entender quais passos são necessários para chegar à solução. Há muito pouca informação disponível: nem se sabe qual é o volume de água. Como devemos proceder?
Se você já descobriu qual elemento considerar, parabéns! Você tem uma mente muito treinada e os jogos lógicos são o seu forte. Por outro lado, pense que em ambas as garrafas há uma parte que parece vazia, mas que contém ar. Para chegar à solução, então, precisamos partir da segunda garrafa e calcular a altura da parte onde está o ar. O cálculo a fazer é de 21 cm - 15 cm o que dá como resultado 6 cm.
Neste ponto, imaginando que a garrafa tem um formato totalmente cilíndrico, podemos afirmar que a quantidade de água mede 12 centímetros, o ar mede 6, duas informações graças às quais podemos calcular a altura total somando a parte da água ( 12) e de ar (6). A união de 12+6 dá como resultado 18, o que corresponde a 2/3 da garrafa inteira.
E você, conseguiu fazer este cálculo?