Faça este teste desafiador: mova um único palito de fósforo para obter um quadrado perfeito
Às vezes nem tudo é o que parece, não apenas as ilusões de ótica podem enganar nossa mente. De fato, alguns jogos, um pouco como enigmas específicos, têm uma resolução muito "fora do comum".
Para encontrar a solução deste enigma, você terá que pensar fora da caixa, usar o que se chama de "pensamento lateral". Esse tipo de teste é particularmente desafiador, pois requer muita engenhosidade, mas a satisfação de encontrar a resposta certa não tem preço. Você terá sucesso?
via Fresherslive
Enigma de lógica
Para os entusiastas, um desafio como este é uma verdadeira "joia", aliás teremos que usar toda a nossa perspicácia para conseguir encontrar a solução. Esse quebra-cabeça pode parecer impossível à primeira vista, mas existe uma maneira de resolvê-lo.
Mas voltemos ao que interessa: na imagem que representa o teste em questão temos uma figura triangular composta exclusivamente por 3 fósforos. Sua tarefa será obter um quadrado perfeito movendo apenas um dos fósforos.
Pequena dica: além de observar atentamente os fósforos, você também terá que estudar atentamente as palavras do próprio título, portanto, tome todo o tempo necessário e pense com calma. Não há limite de tempo para este teste: o raciocínio é mais importante do que adivinhar.
Solução quiz/enigma
Embora este jogo não tenha como objetivo medir o QI de quem se submete a este teste, podemos confessar que apenas as pessoas mais treinadas podem ter sucesso neste pequeno teste. No entanto, se você foi bom em entender a primeira pista, pode ter descoberto como abordar este jogo.
Se você estava a um passo da solução, mas simplesmente não chegou lá, aqui está a última pista: a matemática é a chave certa para resolver esse quebra-cabeça. Se desejar, reserve mais alguns momentos para o seu raciocínio.
Bem, chegamos à explicação do jogo: a única escolha correta era mover um palito de fósforo para compor o número "4". Claro, não teremos representado um quadrado de qualquer maneira. Pelo menos não fisicamente: o truque era entender que o quadrado tinha que ser "mental", ou seja, era preciso pensar que o número quatro é o quadrado de dois.
Isso ocorre porque na matemática um "quadrado perfeito" é definido como um número inteiro que pode ser expresso como o quadrado de outro número; em palavras simples, um número cuja raiz quadrada é um número inteiro. Às vezes, você não precisa se concentrar apenas no que está à sua frente, mas trabalhar com a lógica pensando "em vários níveis". Você descobriu como resolver o enigma?