O que acontece quando uma lagartixa entra em casa? Chegou a hora de descobrir
Dentre os muitos répteis presentes no mundo, um dos mais comuns e conhecidos é certamente a lagartixa. Animalzinho fofo e ágil, muitas vezes o vemos fora de casa nas noites de verão saindo em busca de insetos para comer, vagando pelas luzes dos terraços e dos jardins. Mas também sabemos que, com suas habilidades, eles facilmente se infiltram em nossas casas, sem falar que nos últimos tempos muitos foram até escolhidos como animais de estimação.
Surge então a pergunta: é certo ou não essas criaturas ficarem em casa e bem pertinho de nós humanos? Chegou a hora de descobrir.
As lagartixas são muito comuns, especialmente em algumas áreas geográficas. Para muitos, elas são associadas a pequenos amuletos da sorte; portanto, se as encontrarmos por perto, são como proteções contra a má sorte. Mas esses são apenas pensamentos supersticiosos. Na realidade, a presença de lagartixas, principalmente em nossas casas, tem implicações positivas e negativas.
Ter uma, quer tenha entrado em casa por acaso ou escolhido como animal de estimação, é muito positivo. Importantes para o equilíbrio do ecossistema, estes répteis são muito úteis porque conseguem gerir, de forma totalmente natural, a proliferação de insetos irritantes como mosquitos, moscas ou aranhas. Tê-los em casa, portanto, significa se livrar dos insetos que tanto nos incomodam sem usar inseticidas, ajudando a manter a casa limpa desse ponto de vista.
Por outro lado, a presença deles também pode causar alguma perturbação. Em primeiro lugar, as proteínas presentes na saliva e na pele das lagartixas podem ser irritantes para alguns e, se em contato com elas, podem causar uma leve irritação. E então, como todos os seres vivos, esses simpáticos acrobatas também produzem excrementos, difíceis de remover, principalmente se se acumulam perto de portas e janelas.
Apesar de tudo, porém, não devemos esquecer que eles nunca devem ser expulsos abruptamente mas, se indesejados, "acompanhados" fora de casa. São muito importantes no equilíbrio do nosso ecossistema, por isso não devem ser maltratados. Também temos em mente que eles são completamente inofensivos e não representam perigo para os seres humanos.
E então, não vamos esquecer, eles sempre podem nos trazer sorte, certo? Você gosta deles?