Como proteger suas economias? Vamos aprender a reconhecer uma máquina de cartão falsa de uma real
Fazer pagamentos eletrônicos na era moderna se tornou muito mais comum do que há algum tempo. Se antes, de fato, havia muita desconfiança em relação a esse tipo de câmbio, e o dinheiro em espécie era o preferido, há alguns anos isso não acontece. As pessoas evitam carregar consigo muitas notas, sobretudo por questões de segurança, e fazem as suas compras com a ajuda de cartões de débito, crédito ou pré-pagos. Mas cuidado com o que você faz e como paga: na verdade, esse método de pagamento nem sempre é totalmente seguro. Por que?
Uma empresa que lida com a produção de máquinas de cartão explicou, mostrando como distinguir uma falsa de uma real. Vamos ver.
Os pagamentos eletrônicos igualaram, se não superaram, aqueles com dinheiro, e pagar dessa forma o que você compra é a melhor maneira. Você não anda com muito dinheiro e não corre o risco de perdê-lo ou pior, mas ainda precisa ter muito cuidado.
A razão está na presença das máquinas verdadeiras e daquelas falsas. De fato, não quer dizer que todas sejam regulares e isso pode representar um risco para nossas economias. Como reconhecê-la?
Antes de tudo temos que prestar atenção em como o cartão é inserido: se entra demais e quase desaparece na máquina, então não é regular e precisamos desconfiar.
Outra forma de entender quando você está fazendo um pagamento seguro é olhar o tamanho da máquina. As falsas geralmente são bem maiores que as verdadeiras, sem contar que não possuem uma luz verde que acende no canto superior esquerdo e o teclado numérico não tem luz de fundo.
Por fim, mas não menos importante, de acordo com as indicações divulgadas, também deve ser observado se há ou não espaço para a caneta de assinatura, se for muito estreito e realmente não puder ser colocada, então estamos lidando com uma falsificação.
Existem muitas formas de o reconhecer: tenha cuidado ao pagar para que as cifras na máquina e no recibo coincidam, evite confiar o seu cartão a terceiros, se certifique de que está sempre presente no momento do pagamento, por exemplo num restaurante, e use, se possível, um cartão que não tenha muitos fundos nele.
Os bancos então ou qualquer outra empresa de crédito fornecem sistemas diferentes para controlar cada pagamento. Vincular um número de telefone ao seu cartão para receber uma notificação sempre que pagar é uma delas, como definir um limite diário para pagamentos. Ainda podemos ter sempre connosco o número de contato em caso de perda ou roubo dos nossos cartões e muitos outros truques que nos vão ajudar a proteger o nosso dinheiro.
Você sabia desses truques para reconhecer uma máquina falsa?
https://mybroadband.co.za/news/security/170401-how-to-spot-a-card-skimmer-at-a-restaurant.html