Muitas pessoas costumam deixar dois alfinetes embaixo do capacho em casa: por quê?

por Roberta Freitas

02 Agosto 2023

Muitas pessoas costumam deixar dois alfinetes embaixo do capacho em casa: por quê?
Advertisement

Todos nós temos hábitos dos quais simplesmente não conseguimos nos livrar. Maneiras de fazer, talvez até de pensar, que se enraizaram em nós e que de alguma forma nos deixam tranquilos. Também é verdade que algumas delas parecem não ter sentido nem explicação clara, mas continuamos a fazê-las, independentemente do que os outros possam pensar.

Por exemplo, tem muita gente que tem o hábito de colocar dois alfinetes embaixo do capacho em casa, mas por que fazem isso? Vamos descobrir juntos.

Alfinetes sob o capacho em casa: qual é o motivo?

Alfinetes sob o capacho em casa: qual é o motivo?

Sabemos bem que estes minúsculos objetos, os alfinetes, têm uma vasta utilização, sobretudo no mundo da alfaiataria. Servem para alfinetar dois pedaços de tecido, para deixar um traço para a seguir fazer uma costura, mas também podem ser usados ​​para unir folhas, ou fixar alguma informação escrita em uma folha em um quadro de avisos. Em suma, seu uso não é tão óbvio e, embora pequenos, são muito práticos.

Há pessoas, no entanto, que o usam de forma completamente incomum. Elas pegam dois alfinetes e os colocam sob o tapete em frente à porta de entrada. Mas por que tal hábito? Muitos tentaram dar uma resposta, sem sucesso. É hora de descobrir.

Advertisement

Um gesto puramente supersticioso...

Um gesto puramente supersticioso...

Pixabay

A razão desse gesto não tem explicação científica. Na verdade, se você pensou em tal coisa, ficará desapontado. O empurrão vem, ao contrário, de algo mais visceral. Os dois alfinetes têm uma função insuspeita e nada óbvia.

Apesar da modernidade, muitas pessoas permanecem presas a tradições, costumes particulares, crenças populares que, se por um lado devem ser superadas, por outro são uma forma de manterem as pessoas ligadas às suas origens e, convenhamos, ter um pouco de segurança a mais. Quem é supersticioso, no fundo, também quer isso: encontrar a serenidade pensando que algo externo pode ajudar. Aqui, então, vem o costume de colocar os dois alfinetes embaixo do capacho.

Dois alfinetes cruzados debaixo do tapete: esse é o verdadeiro motivo

Dois alfinetes cruzados debaixo do tapete: esse é o verdadeiro motivo

Pexels

É uma prática difundida em todo o mundo, não específica de algumas zonas, ligada a um "rito" profundamente supersticioso. As crenças populares ainda estão muito vivas em muitas culturas e não custa nada colocá-las em prática. Aqui, então, é que muitos optam por colocar dois alfinetes cruzados embaixo do capacho em casa. A função deles é proteger as pessoas que moram naquele apartamento. E embora não haja certeza de que essa prática realmente "proteja" do azar, não são poucos os que fazem uso constante dela.

Um bom presságio, portanto, para evitar que forças negativas entrem em sua casa e tragam o temido azar. Dois pequenos amuletos que ajudam homens e mulheres a se sentirem de alguma forma protegidos e longe do azar.

Que tipo de pessoa você é: um tipo supersticioso que se baseia em ritos supersticiosos, ou essas práticas realmente não pertencem a você?

Advertisement