De repente você os percebe em seu corpo, mas não sabe o que é? Hora de descobrir o que esses pontos vermelhos significam
Estamos bem cientes de que nosso corpo está em constante mudança e evolução. A passagem do tempo favorece todo tipo de mudanças, mesmo as imperceptíveis, e não é raro notarmos detalhes que nunca vimos antes. Por exemplo, você já encontrou repentinamente pontos vermelhos em sua pele? São pequenas manchas que surgem de um dia para o outro, mas quem de nós realmente sabe o que são?
Devemos nos preocupar com sua aparência ou podemos ficar tranquilos? Chegou a hora de descobrir.
Quem nunca notou manchas vermelhas na pele que surgiram repentinamente diante de nossos olhos, despertando muitas perplexidades e questionamentos. Talvez a maioria de nós, mas não temos certeza se todos estão cientes do que realmente se trata. Podemos dormir tranquilos ou aqueles pontinhos coloridos devem nos chamar a atenção, nos deixando preocupados?
Fazer algumas perguntas a si mesmo é mais do que normal, assim como querer saber se elas são ou não prejudiciais à nossa saúde, ou mesmo um sintoma de alguma patologia específica. Bem, vamos descobrir juntos.
Em primeiro lugar, devemos notar que são uma característica particular que surge em pessoas com mais de 30 anos de idade. Eles não aparecem na pele das crianças, mas estão ligados à passagem do tempo. E o que eles indicam?
Esses pontos vermelhos são angiomas cereja, pequenas formações de pele compostas por minúsculos vasos sanguíneos ou capilares. É deles que tiram sua coloração vermelha particular. Também conhecidos como manchas de Campbell de Morgan ou angiomas senis, são tumores benignos associados ao envelhecimento, que se tornam cada vez mais numerosos à medida que envelhecemos.
A maioria deles não representa um problema para a nossa saúde: são inofensivos e não nos incomodam, mas em casos raros pode acontecer o contrário. Torna-se necessário, caso ocorram lesões neles, entrar em contato com um especialista para entender como se comportar.
Uma outra questão em relação a esses pontos vermelhos é: eles podem ser evitados? Na realidade são formações espontâneas e não é tão óbvio que se possa evitar o seu aparecimento. Os cuidados para tentar contê-los, porém, existem, mas os resultados não são garantidos.
Um caminho a seguir poderia ser a proteção contra os raios UV. A exposição prolongada ao sol certamente não nos ajuda a afastar a possibilidade dessas manchas aparecerem nos braços, pernas, tórax e outras partes do corpo. Manter a pele bem protegida e saudável é o ponto de partida para evitar o surgimento de problemas. E se depois quiser removê-los por motivos estéticos ou porque se localizam em determinados pontos do corpo e nos causam desconforto, não tem problema, pode recorrer a tratamentos a laser, sempre com aconselhamento médico.
Você já notou algum na pele e já sabia o que era?