Qual ovo é mais fresco entre estes dois? Veja como reconhecê-lo com uma rápida olhada
Uma alimentação saudável e equilibrada é uma preocupação que envolve todos: alimentar-se bem e de forma saudável é certamente de fundamental importância para o nosso bem-estar. Por isso, preste muita atenção ao que compra quando vai ao supermercado: os tipos de produtos, calorias, gorduras, etc. Um dos elementos que às vezes não é considerado como deveria é a data de validade.
Entre indicações escritas muito pequenas ou um pouco apagadas pode ser difícil desvendar e entender quando um alimento é indicado para ser consumido e quando ao invés disso deve ser absolutamente jogado fora. Neste pequeno guia queremos dar a você alguns conselhos muito úteis para perceber quando os ovos ainda são comestíveis. Vamos descobri-los juntos.
via Stockland
Todo alimento é um elemento "delicado", pois está altamente sujeito à deterioração. Certamente a correta conservação de cada alimento específico pode, de certa forma, prolongar sua vida.
Mas com relação a alguns alimentos, é preciso estar ainda mais vigilante e atento do que o normal: ingeri-los fora do prazo de validade/contaminados pode provocar o aparecimento de doenças e causar fortes desconfortos.
Entre esses alimentos encontramos os ovos que devem ser sempre comprados e consumidos o mais “frescos” possível. É claro que, durante a compra, você deve observar atentamente a data de validade, mas pode acontecer que você não o faça, pego por um momento de distração ou não consiga ler bem alguns "números" que indicam sua validade. Então, o que fazer em tais circunstâncias?
Caso você se encontre em casa, no processo de preparo de uma receita que requeira o uso de ovo, basta que você adote um destes pequenos truques para entender se o ovo que você tem dúvidas é realmente bom ou não.
Se seus ovos estiverem frescos, o "teste de imersão" dirá em segundos: basta mergulhá-los em um recipiente cheio de água e observar o que acontece.
Os mais velhos, presumivelmente estragados, tenderão a flutuar devido ao bolsão de ar que se formou dentro deles ao longo do tempo, enquanto os "ainda bons" afundarão completamente e tocarão o fundo do recipiente!
Outra dica prática é quebrar os ovos "suspeitos" em uma superfície plana, observando novamente com atenção: um ovo "fresco" vai apresentar uma gema volumosa e bem "centrada" dentro da clara, ao contrário - em um que estragou - a gema ficará mais "achatada" e tendendo a "cair" para fora da clara.
Por fim, mas não menos importante, confie também no seu olfato: cheire com atenção os ovos abertos e dificilmente você errará.
Maus cheiros, acre e pungente, nunca são um bom sinal: nesses casos, não hesite em jogar fora a comida. A saúde vale mais do que qualquer outra coisa.