Um campeão de boxe constrói 1000 casas e as dá aos seus concidadãos menos afortunados
Seu nome é Emmanuel Dapidran Pacquiao, mas todos nas Filipinas o chamam de Manny “Pacman” Pacquiao. É um campeão de boxe filipino famoso nas longínquas ilhas do Pacífico. Ele é o primeiro e único campeão mundial em oito categorias de peso diferentes, onde conquistou doze títulos mundiais, além de ser o primeiro a vencer o campeonato linear em cinco categorias diferentes. Ele manteve essa posição continuamente por quatro anos, até junho de 2012. Hoje ele é uma verdadeira estrela, amada pela população local. Mas ninguém teria adivinhado o que ele planejava fazer com o dinheiro que tinha ganhado com seus socos e vitórias.
via Pinoy Trendz
Facebook/Senator Manny Pacquiao
Depois de tantas lutas, tantas medalhas e uma carreira tão longa, não é uma novidade que Manny “Pacman” Pacquiao tenha ganhado muito dinheiro. Afinal, ele era o esportista mais bem pago do mundo junto com o profissional de beisebol Alexander Rodriguez, com uma renda anual de $ 32 milhões em 2011, enquanto em 2015 ele ficou em segundo lugar com $ 160 milhões.
Um campeão nascido do nada que conta com alegria uma infância muito difícil. O quarto em uma família de seis filhos, Manny viveu em Kibawe, nas Filipinas, sem pai e sem casa durante grande parte de sua infância. Sempre com fome e em condições econômicas precárias, Manny costuma dizer que teve seus primeiros sapatos apenas aos doze anos. A carreira de boxe de Manny começou quando era adolescente, aos 16 anos no peso pena e, graças às luvas de boxe, ele começou a ganhar o suficiente para alimentar sua família. No início dos anos 2000, ele foi notado pelo técnico Freddie Roach que - como uma velha raposa - entendeu seu potencial. A partir desse momento, sua carreira decolou. Os encontros se multiplicam, assim como as vitórias.
Mas o coração e a tenacidade deste campeão também são revelados fora do ringue. Manny não é famoso apenas por suas conquistas esportivas. “Pacman” também é conhecido por uma variedade de atividades em favor de sua população. Em particular, o campeão ficou ao lado dos filipinos após a destruição devastadora em seu país em 2011 e 2013 por tufões terrivelmente violentos. Um apoio não só moral, mas também econômico que permitiu ajudar os sobreviventes a reconstruir o que haviam perdido completamente.
Hoje Mannie sobe às manchetes também por outra iniciativa de caridade: a construção de 1000 casas para os moradores mais pobres da província de Sarangani. É claro que esse tipo de iniciativa não pode curar todas as dificuldades de uma cidade desfavorecida, mas representa uma contribuição significativa para muitas famílias.